sexta-feira, 25 de março de 2016

Depressão 

A depressão atinge 10% dos brasileiros; segundo a OMS 350 milhões no mundo. Embora seja uma doença comum, a moléstia carrega estigmas que dificultam seu diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento adequado. O primeiro deles está no fato de ser um transtorno mental, outro fator na demora de procurar o tratamento é identificar os sintomas, pois os sinais podem ser confundidos com sinais naturais do ser humano como tristeza. Os critérios atuais para diagnóstico da depressão - estipulados por entidades médicas como a OMS e a Associação Americana de Psiquiatria - determinam que, para ser detectada com a doença, uma pessoa deve apresentar ao menos cinco sintomas do transtorno. Entre eles, um deve ser obrigatoriamente o 
1- humor deprimido (tristeza, desânimo e pensamentos negativos) ou a perda de interesse por coisas que antes eram prazerosas ao paciente. 
Os outros sintomas podem incluir 
2-alterações no sono, 
3- no apetite ou no peso, 
4-cansaço e 
5-falta de concentração, por exemplo.
esse conjunto de sintomas deve ser apresentado pelo paciente na maior parte do dia, todos os dias e durante pelo menos duas semanas para que seja considerado como sinais de depressão. Por isso, estar atento a sintomas como esses - e a duração deles - é importante para que uma pessoa procure um médico e saiba se precisa ser submetida a um tratamento. 

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/8-sinais-de-que-voce-pode-estar-com-depressao


Nenhum comentário:

Postar um comentário