domingo, 13 de janeiro de 2013

ROCHAS, MINERAIS E CRISTAIS

ROCHAS - são produtos consolidados, resultantes da união natural de minerais. Numa rocha sempre há os minerais essencias (em maior prporção na rocha) e os acessórios (menor proporção). 

ROCHA CALCÁRIA é uma rocha sedimentar que contém carbonato de cálcio (CaCO3) da qual se fabrica o cimento. É uma rocha encontrada em uma grande variedade de texturas, cores e aparências, por isso, é aproveitado para a fabricação de produtos para a área industrial e também no setor de decoração e objetos diversos.

 

"PEDRA é o termo popular para designar uma rocha."

MINERAIS - São sólidos homogênios, inorgânicos, formados pela combinação de diferentes elementos químicos em proporções variáveis ou fixas (texeira et al.,2009).

Os minerais possuem caracteristicas específicas como Sistema cristalográfico, Cor, Brilho, Clivagem (se possui),Diafaneidade (transparente, translucido, opaco), Dureza relativa,  Densidade relativa.

 

MINERAL CORÍDON

 

 

 

É composto por 53% de alumínio puro, pode conter pequenas quantidades de cromio, ferro e titânio, impurezas que lhe dão os diferentes coloridos. O corindo comum é pouco brilhante e não transparente, de cor cinzenta, por vezes róseo, amarelo ou verde. Das gemas, as variedades mais conhecidas são o rubi de cor vermelha e as safiras, azul carregado (safira propriamente dita), incolor (leucossafi ra), amarela (topázio oriental), verde (esmeralda oriental), roxa (ametista oriental) ou rósea. É um mineral típico das rochas metamórficas, isto é, das que se formam a partir de rochas preexistentes quando submetidas a altas pressões e temperaturas.

 

 

Al2O3

 

RUBI

 

A palavra rubi deriva do latim, mais precisamente de “ruber”, que significa “vermelho”. A formação desta pedra deve-se a uma variação do corindon; já a sua cor rubra é conseguida graças à presença do cromio, que é o elemento que determina o seu valor comercial: quanto mais vermelha e sem falhas, mais cara. Outra característica marcante é a sua dureza, com pontuação 9 na escola de Mohs. Isso garante ao rubi o segundo lugar no pódio do mundo das pedras preciosas, perdendo apenas para o diamante.

 Os hindus descrevem o brilho deste mineral como “um fogo eterno a arder dentro da gema”.

 

 A maioria dos rubis aparece em mármores, rochas metamórficas formadas a temperaturas e pressões muito altas. No entanto, esta pedra não é extraída directamente da rocha mãe em que se forma, mas sim de depósitos de cascalhos e areões aluviais, “placers” resultantes da erosão da rocha mãe. 




 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário