terça-feira, 25 de dezembro de 2012

NATAL





Histórias sobre o NATAL
O “Papai Noel” foi inspirado no arcebispo de Mira na Turquia, São Nicolau Taumaturgo, isto no século IV. A história de Nicolau é repleta de generosidade, pois o bispo ajudava de maneira anônima as pessoas que passavam por dificuldades financeiras, doando sacos de moedas a elas. Para se manter no anonimato, ele colocava os sacos de moedas na chaminé. A história sobre o velhinho foi ultrapassando fronteiras, e a partir de sua chegada  na Alemanha, a história ganhou o mundo.
Com o passar dos anos a história foi se modificando, e ganhando novos atributos, como as renas voadoras, os duendes ajudantes, entre outras coisas. Sobre a roupa do papai Noel, muito se diz sobre a influência do refrigerante Coca-cola. No entanto, o que de fato aconteceu, é que a idéia inicial do alemão Thomas Nast, em 1886, foi aderida pela Coca-cola em uma forte campanha publicitária.
Muitas pessoas não sabem, mas a árvore de natal existe antes do nascimento de Jesus. No inverno, os povos indo-europeus enfeitavam as árvores, pois suas folhas caiam, e acreditava-se que o espírito da natureza havia fugido, portanto, para atraí-lo, as arvores eram enfeitadas.  A árvore de Natal originou-se da Alemanha no século16, a partir daí espalhou-se pela Europa e Estados Unidos.
Os enfeites da árvore de Natal, também, têm um significado, como: a pinha que representa a fartura e imortalidade; a pomba branca como sinal de paz, a cestinha de flores como bons pensamentos. Até mesmo as bolas de natal homenageiam os primeiros enfeites feitos nos pinheiros e carvalhos.
O próprio hábito de trocar presentes tem a sua história – Os três reis magos selaram a tradição ao presentear Jesus em seu nascimento. Enfim, o natal é cheio de significados por trás de seus símbolos, que muitas pessoas desconhecem, por mais popular que a festa seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário