sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SÍMBOLOS IMPRESSOS NO ANEL DE QUÍMICA


Segundo consta, o símbolo da Química é uma Retorta. O que é uma Retorta?

A invenção da técnica e do instrumento é atribuída a Maria, a Judia (egípcia do século II): a Retorta. Esta alquimista criou também o "banho-maria". A Retorta era o "ovo filosofal", de onde saiam "espíritos" (concepção dos alquimistas para um dos contituintes da matéria). 
Maria, a judia, também era conhecida, na sua época, pelo pseudônimo de “A Profetiza”.
Segundo Zózimo, Maria, a Judia, era uma egípcia helenzida versada em magia oriental. É atribuída a ela a invenção do banho-maria e de um alambique de três bicos para a destilação de águas sulforosas. (PATAI, 2009)

 A destilação, usando a Retorta, era uma operação alquímica relacionada a um imaginário de comunhão entre idéias mágicas, religiosas e filosóficas, associadas aos conhecimentos envolvidos nas práticas artesanais egípcias.

Uma das desvantagens das retortas é que, durante a destilação, o tubo condensador vai aquecendo e deixa de ser eficaz para arrefecer o vapor que se produz durante a destilação. Neste caso, este vapor acaba por não condensar e perde-se para a atmosfera, baixando o rendimento da destilação.

RETORTA: significa a Pesquisa, o Laboratório Químico e a Química Pura em caráter profissional.



 http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/historia.pdf


Essa é bem antiga!
Foi usada por Lavoisier.
http://www.brasilescola.com/quimica/leis-ponderaislei-conservacao-das-massas.htm

O outro Símbolo do anel de QUÍMICA é a CORUJA!

Coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo.Os gregos consideravam a noite o momento propício para o pensamento filosófico. Pela sua característica de animal notívago (noturno), era vista pelos gregos como símbolo da busca pelo conhecimento.


Magia e Alquímia - Harry Potter

Vale salientar que eu nunca li nem um livro dele e nem assisti nenhum filme. Mas só de falar em magia já me seduz.

COR DA PEDRA DO ANEL DE QUÍMICA


A palavra safira vem do grego “sapphirus”, que significa azul. Na Pérsia Antiga, os povos acreditavam que a Terra ficasse apoiada em cima de uma safira gigante. Somente no final do século XVIII, descobriu-se que a safira e o rubi pertencem ao mesmo grupo mineral – coríndon.Safira é uma gema bastante resistente ao risco ou à abrasão com a dureza 9 na Escala de Mohs, superado, entre as gemas naturais, apenas pelo diamante. Mas a safira pode apresentar planos de fragilidade, conhecido como “partição”. Ela é causada pela geminação polisintética e deve tomar precaução ao lapidá-la e engastá-la.
O mineral corídon pode dar origem ao rubi, a ametista e a safira. Sendo que a cor varia devido as impurezas presentes no mineral. No caso da safira, as impurezas são  ferro ou titânio.
A safira pode ser sintética ou original. Lógico que a original é mais cara.kkkkk
Se quiserem saber mais sobre o mineral corídon acessem:
http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/oxidos/corindom.html 

CORAÇÃO DO OCEANO

 

Uma jóia encomendada por Celine Dion para usar na noite do oscar, diferente da que foi usada no filme. Foi feita com uma verdadeira safira do Ceilão engastada em platina e rodeada por 65 diamantes reais. Ela só usou na noite do oscar, e a peça foi vendida por 2,2 milhões de dólares (nunca que um professor em toda a sua carreira poderá obter tal jóia).

Por fim, um anel de formatura não significa nada se você não for um bom profissional.

  










 




Nenhum comentário:

Postar um comentário